Animismo

 

Animismo:(anima – alma)

Sistema fisiológico que considera a alma como causa primária de todos os fatos intelectuais e vitais, isto é, expõe o fenômeno anímico como a manifestação da alma do próprio médium durante uma comunicação mediúnica. Portanto, á alma do médium pode
manifestar-se como qualquer outro espírito, desde que goze de certo grau de liberdade, pois recobra os seus atributos de espírito e fala como tal e não como encarnado. Para que se possa distinguir, se é o espírito do médium ou outro que se comunica, é necessário observar a natureza das comunicações, através da forma e da linguagem. Muito
importante se faz também o conhecimento do “ eu mesmo “, para que possa o
médium perceber se tais informações captadas pelos seus sensores são dele mesmo
ou de outra inteligência.

Outro grande engano é confundir Animismo com Mistificação.

“Na verdade a questão do Animismo foi de tal maneira inflamada, além de suas proporções, que acabou transformando-se em verdadeiro fantasma, uma assombração para espíritas desprevenidos ou desatentos. Muitos são os dirigentes que condenam sumariamente o médium, pregando-lhe o rótulo de fraude, ante a mais leve suspeita de estar produzindo fenômeno anímico e não mediúnico.
Creiamos oportuno enfatizar aqui que em verdade não há fenômeno mediúnico puro, de vez que a manifestação de seres desencarnados, em nosso contexto terreno, precisa do médium encarnado, ou seja, precisa do veículo das faculdades da alma (espírito encarnado) e, portanto, “manifestações anímicas”.

A conclusão que chegamos é que não há fenômeno mediúnico sem participação anímica, pois é impossível livrar das comunicações certa carga de interferência fluídica e energética do veículo utilizado para a comunicação, ou seja, o médium. Afinal, ele é o “fio condutor”
da informação e resíduos de seu corpo físico, ou do corpo perispiritual certamente irão se fixar nos resíduos de outro espírito, que se comunica através dele. Isso se exprime até mesmo no conteúdo da mensagem, pois o arcabouço cerebral a ser usado é o do médium, devendo ele também interferir. (um médium mais instruído é uma ferramenta mais eficiente para o trabalho)

Assim ,muitas vezes aquilo que se apresenta como um transe mediúnico, com todas as aparências de que há a interferência de um Espírito, nada mais é do que o médium, naturalmente o médium não instruído, revivendo cenas e acontecimentos recolhidos do seu próprio mundo subconsciencial, fenômeno esse motivado pelo contato magnético, pela aproximação de entidades que lhe partilharam as remotas experiências.

O médium inclinado ao animismo é um vaso defeituoso, que pode ser consertado e restituído a tarefa, pela compreensão do dirigente, ou destruído, pela sua
incompreensão.

Nessas condições deve ser tratado com a mesma atenção e carinho que se tratam os espíritos comunicantes.
Orientado, pacientemente, com os recursos da caridade evangélica, pode transformar-se em valioso companheiro e ferramenta de trabalho a ser utilizada.

Nos fenômenos psíquicos, comuns nos agrupamentos mediúnicos, há, por conseguinte, de se fazer a seguinte distinção:

  1. Fatos   anímicos
  2. Fatos   espíriticos

Fatos anímicos são, como já acentuamos, aqueles em que o médium, sem nenhuma idéia preconcebida de mistificação, recolhe impressões do pretérito e as transmite,
como se por ele um Espírito estivesse comunicando.

Fatos espiríticos ou mediúnicos, propriamente ditos, são aqueles em que o médium é,
apenas, um veículo a receber e transmitir as idéias dos Espíritos desencarnados
ou  encarnados.

Com estudo e a observação é possível fazer a separação desses conceitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s