Auta de Souza

Nasceu em Macaíba, então Arraial, depois cidade do Rio Grande do Norte, a 12 de setembro de 1876. Era magrinha, calada, de pele clara, um moreno doce à vista como veludo ao tato. Era filha de Eloi Castriciano de Souza, desencarnado aos 38 anos de idade, e de Dona Henriqueta Rodrigues de Souza, desencarnada aos 27 anos, ambos tuberculosos. Antes de ela completar 3 anos, ficou órfã de mãe e, aos 4 anos, de pai. A sua existência foi assinalada por sofrimentos acerbos. Muito cedo conheceu a orfandade e ainda menina, aos dez anos, assistiu à morte de seu querido irmão Irineu Leão Rodrigues de Souza, vitimado pelo fogo produzido pela explosão de um lampião de querosene, na noitede 16 de fevereiro de 1887.

Auta de Souza e seus quatro irmãos foram criados em Recife, no velho sobrado do Arraial, na grande chácara, pela avó materna, Dona Silvina Maria da Conceição de Paula Rodrigues, vulgarmente chamada Dindinha, e seu esposo Francisco de Paula Rodrigues, que desencarnou quando Auta tinha 6 anos.

Antes dos 12 anos, foi matriculada no Colégio São Vicente de Paulo, no bairro da Estância, onde recebeu carinhosa acolhida por parte das religiosas francesas que o dirigiam e lhe
ofereceram primorosa educação: literatura, inglês, música, desenho e aprendeu a
dominar também o francês, o que lhe permitiu ler no original: Lamartine, Victor
Hugo, Chateubriand, Fénelon.

De 1888 a 1890, a jovem Auta estuda, recita, verseja, ajuda as irmãs do Colégio, aprimora a beleza de sua fé, na leitura constante do Evangelho.

Aos 14 anos, ainda no Educandário Estância, em 1890, manifestaram-se os primeiros sintomas da enfermidade que lhe roubou, em plena juventude, o viço e foi a causa de sua morte, ocorrida na madrugada de 7 de fevereiro de 1901, quinta-feira, à uma hora e quinze
minutos, na cidade de Natal, exatamente com 24 anos, 4 meses e 26 dias de
idade. Os médicos nada puderam fazer e Dindinha retornou com todos para o Rio
Grande do Norte. Auta foi sepultada no cemitério do Alecrim e, em 1906, seus
restos mortais foram transladados para o jazigo da família, na Igreja de Nossa
Senhora da Conceição, em Macaíba, sua terra natal.

O forte sentimento religioso e mesmo a doença não impediram de ter uma vida absolutamente normal em sociedade.

Era católica, mas não submissa ao clero. Ela não se macerou, não jejuou e jamais se enclausurou. Era comunicativa, alegre, social. A religiosidade dela era profunda, sincera,
medular, mas não ascética, mortificante, mística. Seu amor por Jesus Cristo, ao
Anjo da Guarda, não a distanciaram de todos os sonhos das donzelas: amor, lar,
missão maternal. Com 16 anos, ao revelar o seu invulgar talento poético,
enamorou-se do jovem Promotor Público de Macaíba, João Leopoldo da Silva
Loureiro, com a duração apenas de um ano e poucos meses. Dotada de aguda
sensibilidade e imaginação ardente, dedicava ao namorado amor profundo, mas a
tuberculose progredia e seus irmãos convenceram-na a renunciar. A separação foi
cruel, mas apenas para Auta. O Promotor não demonstrou a menor reação. É
verdade que gostava de ouvi-la nas festas caseiras a declamar com sua belíssima
voz envolvente, aveludada e com ela dançar quadrilhas, polcas e valsas, mas não
era o homem indicado para amar uma alma tão delicada e sonhadora como Auta de
Souza. Faltava-lhe o refinamento espiritual para perceber o sentimento que
extravasava através dos olhos meigos da grande poetisa.

Essa sucessão de golpes dolorosos, marcou profundamente sua alma de mulher, caracterizada por uma pureza cristalina, uma fé ardente e um profundo sentimento de compaixão pelos humildes, cuja miséria tanto a comovia. Era vista lendo para as crianças
pobres, para humildes mulheres do povo ou velhos escravos, as páginas simples e
ingênuas da História de Carlos Magno, brochura que corria os
sertões, escrita ao gosto popular da época.

A orfandade da poetisa, ainda criança, o desencarne trágico de seu irmão, a moléstia contagiosa e a frustração no amor, esses quatro fatores amalgamados à forte religiosidade de Auta, levaram-na a compor uma obra poética singular na história da Literatura
Brasileira: Horto, seu único livro, é um cântico de dor, mas, também, de fé cristã. A primeira edição do Horto saiu do prelo em 20 de Junho de 1900.

O sofrimento veio burilar a sua inata sensibilidade, que transbordou em versos comovidos e ternos, ora ardentes, ora tristes, lavrados à sombra da enfermidade, no cenário desolador
do sertão de sua terra.

Em 14 de novembro de 1936, houve a instalação da Academia Norte-Rio Grandense de Letras, com a poltrona XX, dedicada a Auta de Souza.

Livre do corpo, totalmente desgastado pela enfermidade, Auta de Souza, irradiando luz própria, lúcida e gloriosa alçou voo em direção à Espiritualidade Maior. Mas a compaixão que sempre sentira pelos sofredores fez com que a poetisa, em companhia de outros
Espíritos caridosos, visitasse constantemente a crosta da Terra. Foi através de
Chico Xavier, que ela, pela primeira vez, revelou sua identidade, transmitindo
suas poesias enfeixadas em 1932, na primeira edição do Parnaso de Além Túmulo, lançado pela Federação Espírita Brasileira.

Em sua existência física, Auta de Souza foi a ave cativa que cantou seu anseio de liberdade; o coração resignado, que buscou no Cristo o consolo das bem-aventuranças prometidas aos aflitos da terra. Além do túmulo, é o pássaro liberto e feliz que, tornado ao
ninho dos antigos infortúnios, vem trazer aos homens a mensagem de bondade e
esperança, o apelo à fé e à caridade, indicando o rumo certo para a conquista
da verdadeira vida.


A Campanha de Fraternidade Auta de Souza, idealizada pelo companheiro Nympho de Paula Corrêa e aprovada, em 3 de fevereiro de 1953, pelo Departamento de Assistência
Social, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, então dirigido pelo
saudoso confrade José Gonçalves Pereira, é uma bela homenagem à nossa querida
Poetisa, Auta de Souza.

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