DISCUSSÕES


A doutrina da fé raciocinada prega a lógica para desvendar, explicar e debater assuntos circunscritos na triplice: CIENCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.

  •  FILOSOFICA – INDAGA (ser ou não ser?)
  • CIENCIA – CONCLUI E PROVA
  • ÉTICA/MORAL/EVANGELHO – ILUMINA E MOSTRA O CAMINHO

– De onde viemos?
– Quem somos?
– Pra onde vamos?

A CIÊNCIA SEM RELIGIÃO É MANCA, A RELIGIÃO SEM CIÊNCIA É CEGA.

Albert Einsten

O CONSOLADOR prometido sempre nos encoraja, nos acalma e nos mostra o quão DEUS é ONIPRESENTE, ONIPOTENTE, SOBERANAMENTE JUSTO E BOM.

Para tanto, nossos grupos de estudos dos mais variados níveis estão aqui ONLINE para tirar suas dúvidas.

Então, de uma forma séria mesmo sem se identificar, se algo lhe traz dúvidas, coloque-a aqui para que nossa comunidade lhe traga respostas baseadas nos ESPÍRITOS, baseadas na doutrina ESPIRITA.

Anúncios

7 respostas para DISCUSSÕES

  1. Jardel Morais disse:

    Pessoal, boa noite!

    Para inaugurar esta sessão de perguntas, gostaria de convidar vocês a refletirem sobre uma doença, a AMNESIA.

    Acabei de ver uma matéria no G1, a qual convido a todos a darem uma olhada: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/caso-raro-de-amnesia-faz-mulher-de-32-anos-acordar-pensando-ter-15.html

    Acordar pensando ser 17 anos mais nova?

    Olhando pelo lado espiritualista… O que pode ter causado esse “apagamento de memória”, visto que me lembra muito o processo de “apagamento” que sofremos antes de reencarnar, ou seja, experiências anteriores que ficam guardadas no ESPÍRITO e não nos são deliberadamente mostradas.

    Algum caso de ESPIRITOS encarnados que precisam “esquecer” uma certa fase?

    Processo OBSESSIVO causaria tal impacto?

    Abraço a todos!

  2. Douglas Gallo disse:

    Prezados companheiros, bom dia !! É imensa a minha satisfação em participar desse espaço dedicado a indagações, espero que outros companheiros também se contagiem pelo mesmo sentimentos, visto que a Doutrina dos Espíritos é algo pulsante, em constante renovação, atual e atuante no meio em que se propaga. Não há mais espaços para pseudo-dogmas e ortodoxias !! Existem novas formas de se abordar velhos assuntos. Vamos usar da prerrogativa da evolução para aplicar em nós mesmo este espírito de renovação e descoberta. A novoa era está aí, e os espíritos calcetas, que não se adaptarem as novas vibrações do nosso planeta estão caminhando por estradas que lhes levarão a provas mais difíceis. Então que tal por a cabeça ( razão ) e o coração ( emoção ) para funcionar a nosso favor e em favor do próximo ? Vamos lá !!!!

    Pois bem, sobre a questão suscitada pelo nosso companheiro Jardel, é algo muito interessante dos pontos de vista cientifico e espiritual para que possamos analisar. De toda forma, o fato do apagamento de memória tem para essa pessoa uma finalidade em sua jornada. Não acredito que eventos com esse grau de complexidade para a experimentação da vida material ( encarnação ) estajam na alçada de simples fato do livre-arbítrio, nem tão pouco do acaso. Ainda que seja para o estudo e ampliação dos conhecimentos cientificos sobre o cérebro e seus mecanismos neurquimicos e elétricos, esse ocorrido tem uma finalidade.

    Sobre a hipótese de obsessão, sabemos que alguns processos fluidicos e magnéticos podem gerar efeitos no corpo psicossomático e por sua vez no corpo carnal e por isso, também não deve ser afastada. Ou seja, é bem difícil tecer alguma consideração acerca do ocorrido. Isto é variável conforme uma gama enorme de fatores, todos muito personalizados, de pessoa para pessoa, de caso para caso.

    O que nos resta é o questionamento e a análise do fato sobre o trina visão da Doutrina dos Imortais, ou seja, pela ciencia, pela filosofia e pela religião. Creio que a residencia de qualquer assunto, deva passar por essas 3 formas de análise para ser considerada substancial e merecedora de atenção, tal como na antiguidade fez o sábio Sócrates com a ” Teoria do Crivo de Sócrates…”

    Ainda bem que é assim…viva a liberdade de pensar…viva a Doutrina Espírita…viva o Mestre Jesus !!

    Um abraço a todos !!!

  3. Jardel Morais disse:

    “Para o estudo e ampliação dos conhecimentos cientificos” – Muito bem dito Douglas, não tinha pensado por esse lado…. visto as inovações, descobertas e a forma como fazemos as coisas vêm sempre de lá pra cá, ou seja, existem planos espirituais muito mais avançados que o nosso e estes nos enviam pessoas, veículos para a nossa evolução também.

    Pensando por esse lado, realmente algumas pessoas podem ter a missão de ser o instrumento de pesquisas e descobertas da cura, de novos procedimentos, novos avanços.

    Lembremos de todos os cientistas e tamanha colaboração que nos trouxeram?

    Como sempre dizemos, afirmar alguma coisa, ter certeza do que houve, inclusive para nós com a visão dificultada pelas limitações da matéria é impossível, mas podemos ir tecendo possíveis causas para um efeito.

    Devemos sim, confiar nos nossos espíritos superiores, os quais tem sempre um bom motivo para os diversas situações, provas ou expiações que passamos em nossa existência.

  4. Douglas Gallo disse:

    Estou de volta !! Hehehe

    Sim, muitas pessoas tem como missão, durante o seu período de reencarne, a nobre missão de servir de instrumento para os avanços da ciencia. Aqueles que descobrem as fórmulas, remédios, terapias e curas são enviados do alto, mas aqueles que “sofrem” em seus próprios corpos as enfermidades raras e desconhecidas colaboram ( mesmo sem ter consciencia plena disso, na vida carnal) tanto quanto os cientistas para os avanços que beneficiarão toda a coletividade. Como bem sabemos, não há acaso nos planos divinos…Jamais o nosso criador submeteria alguém a tais expiações apenas para o simples cumprimento da lei de causa e efeito. Com certeza é possível tirar lições de todos os ocorridos aqui no laboratório divino chamada Terra, até mesmo das enfermidades.

    Excelente questão a ser abordada !! Valeu !!

  5. Junior (ceacs) disse:

    Olá, meus amigos que a paz desejada do mestre Jesus esteja conosco.
    gostaria de propor um tema para discutirmos, tema este, que é polêmico no meio social, mas que a doutrina espirita é rica de fundamentos elucidativos para a questão; trata-se do homossexualismo.
    gostaria de ter dos irmãos,as imformações e opiniões, com a qual poderiamos auxiliar estes irmãos que passam por está experiencia,e…! um abraço.

  6. Junior (ceacs) disse:

    Olá meus amigos, estou de volta vamos trabalhar um pouco o assunto homossexualismo.

    Quando olhamos o mundo ao nosso redor constatamos uma diversidade muito grande de aptidões inclinações e comportamentos relativos ao ser humano.
    Quando alguns comportamentos parecem contrariar alguns padrões pré – estabelecidos, a atitude mais próxima é o escândalo e o pré – conceito; e o fenômeno homossexual é um exemplo.
    O psicanalista Carl Gustav Jung,ensinava “que tudo aquilo que rejeitamos, que queremos não enxergar, não admitir; na verdade se encontra no lado sombra da própria mente”.
    Existem determinadas coisas que nos parecem tão agressivas, tão contraria aos nossos padrões mentais, que quando nos deparamos com exemplares daquilo que rejeitamos, e que esta no nosso lado sombra, tentamos destruir Lá fora, aquilo que na verdade existe aqui dentro e incomoda, são frustrações desvios e pré- conceitos que na verdade são conceitos equivocados, fruto daquilo que se desconhece.
    O fato é que luz e sombra, são faces de uma mesma realidade, e o que devemos fazer é trazer para a luz do entendimento, aquilo que se encontra nas trevas da nossa mente e que esta encobertada pelo véu da ignorância.
    Jesus diz “não é o que entra pela boca que torna impuro o homem e sim o que sai dela porque nasce do coração”, com certeza ele não estava falando do alimento material, porque o coração, não faz parte do sistema digestivo, o coração aqui simboliza a fonte de nossas emoções e sentimentos e nesse caso denuncia o que realmente somos e no caso em questão, evidencia ignorância e preconceito.
    Antes que alguma coisa possa entrar em nosso mundo intimo, esta coisa tem sua existência lá fora, não nos pertence e não nos contamina, mas quando esta coisa, esta realidade que esta lá fora, entra em nossa mente e de la traz informações do que realmente somos; ou seja, ignorantes tentando estabelecer limites sem saber onde estes limites se encontram, e para agravar a situação, quem deveria acolher os diferentes para axilialos, demonstram intolerância com as diferenças e são muitas vezes os primeiros a patrocinarem a segregação.
    A ausência de conhecimento sobre a realidade do espírito em sua caminhada evolutiva, agrava mais o problema.
    O homossexualismo é um fenômeno anímico natural, e a doutrina espírita, porque estuda a trajetória do espírito e suas experiências na carne (reencarnação), é rica de informações a esse respeito, de modo que pode ajudar fraternalmente aqueles que passam por essa experiência, ensinando, quando, como, e porque ocorre o fenômeno transexual, que evidencia o homossexualismo, de modo a diferenciar o homossexualismo que é um fenômeno anímico anormal porem natural, de pederastia que é um desequilíbrio com conseqüências negativas.

  7. Jardel Morais disse:

    O espírito em sua essência é andrógeno.

    Passamos ao longo de nossa vida espiritual, por reencarnações como homem e aprendemos lições cabidas ao homem, podemos tentar exemplificar como:
    – Honrar um amigo, a força de uma “palavra de homem”,
    – O sentir na pele quando tentamos resolver algo e somos obrigados a brigar, “sair no tapa” para sustentar algo que falamos errado ou que estamos certos,
    – A enfrentar a vida com força, com garra, sem chorar ou olhar pra trás, visto que homens ao longo dos seculos foram as almas livres, os quais podiam e deveriam mudar de cidade, morar em outros lugares, tentar a vida onde quer que fosse…(situação que hoje cabe a mulher também)
    – Defender com unhas e dentes os seus ideais, sua família, sua mulher e seus filhos.
    -Etc

    Como mulher:
    – O amor incondicional aos filhos
    – A paciência e a inteligência onde talvez por não ter a mesma força física do homem, aceitava as duras palavras sabendo que não passa de blasfêmias, palavras desinteligentes, as quais não provam nada.
    – Ser o ser afetuoso, meigo e carinhoso, que leva a vida com sutileza.
    – Quem enfrenta as dificuldades da vida de forma calma e silenciosa, mostrando habilidade para equilibrar as energias e a sintonia com Deus.
    – Etc

    Imaginem senhores, 4 encarnações como mulher e na quita encarnação, quais seriam nossas tendências???

    Imaginem então, uma encarnação como homem e quais seriam nossas tendências???

    Estas são apenas exemplos de uma forma a se pensar, a evitar o pré-conceito como disse o Júnior acima…. É preciso agir como Jesus, com inteligência, como se jogando xadrez, pois sempre ao mexermos uma peça, podemos estar nos dando um self-xeque-mate!!

    As aparências exteriores não nos mostram nada com relação ao ser humano, embora não podemos imaginar que somos perfeitos e não fazemos isso, na verdade fazemos sempre e estamos estufados de tantos pre-conceitos. O que reza o espiritismo é que jamais julguemos alguém, jamais aponteis um dedo, pois terás 3 lhe apontando de volta, somos imperfeitos, porém em busca de melhoria contínua, em busca de nos conhecermos melhor e nos livrar destes vícios malfazejos que nos fazem mal em todos os sentidos e bloqueia nosso avançar.

    “Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impediria certo numero de pessoas de trabalhar e de serem úteis à vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria. (…) Chico Xavier ”

    Prestemos atenção a isso….. As vezes julgamos pelas aparências, mas se colocarmos na balança, aquela pessoa a qual julgamos faz muito mais que nós…

    “Nunca vi mães e pais, conscientes da elevada missão que a Divina Providencia lhes delega, desprezarem um filho porque haja nascido cego ou mutilado. Seria humana e justa nossa conduta em padrões de menosprezo e desconsideração, perante nossos irmãos que nascem com dificuldades psicológicas? Chico Xavier ”

    Aqui um recado principalmente aos pais: Prestem atenção aos seus filhos!!!! Ninguém é obrigado a nascer perfeito… assim como muitos nascem com deficiências, alguns nascem feios, chatos, problemáticos, homossexuais…. É a missão dos pais conhecerem seus filhos e lhes ajudarem a vencer os desafios que nestes casos serão bem maiores para que juntos consigam livrar-se do que existe de ruim implícito em nós de verdade, que é o preconceito, a desunião, a falta de caridade, entre outros… Tenha feeling!! Quando perceber que seu filho tem algo diferente, participe do mundo dele, não tente mudar a natureza simplesmente para ser igual aos outros, mas preocupe-se principalmente em aproveitar o melhor que ele possa ser.

    Não posso deixar de citar casos de homossexualismos simplesmente ligados à moda, a vicissitudes de um mundo desregrado, o qual nos leva a uma sintonia baixa, sem amor, sem respeito, egoísta, o qual está apenas preocupado com o seu “prazer” momentâneo.

    Este tipo, infelizmente acredito ser a maioria, os quais sentem orgulho em criar uma nova estampa, um novo estilo, uma nova sexualidade, a qual não tem sentido algum.
    Não se respeitam, não pensam no próximo, não importa com o sentimento dos outros, se vai ficar com 10 em uma noite, enfim não cria vínculo com ninguém na verdade, apenas uma legião de obsessores, ansiosos por sexo devasso, sem escrúpulos, sem amor.
    Sexo que leva à falta de sono, a improdutividade no trabalho, a más sintonias, ao desequilíbrio e consequentemente a dor.

    Para encerrar, indico 2 artigos interessantes:
    CHICO XAVIER E O HOMOSSEXUALISMO (http://www.partidaechegada.com/2007/07/chico-xavier-e-o-homossexualismo.html)
    HOMOSSEXUALISMO É EXPERIÊNCIA DO ESPÍRITO (http://www.partidaechegada.com/2009/10/homossexualismo-e-experiencia-do.html)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s