Não Temais !!

 

 

 

Mateus 10, 24-33

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos

 24 O discípulo não é mais que o Mestre, o servidor não é mais que o patrão.

25 Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!

26 Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.

27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.

28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.

29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai.

30 Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

31 Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.

32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.

33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

O Mestre Jesus em sua grande capacidade pedagógica, percebendo o indício de desanimo de seus discípulos naquele momento vivido, lembra-os que também ele encontrou oposição e que devem prosseguir.
As exigências das tarefas divinas as quais nos propomos a realizar são extremas, podendo incluir a perseguição, retaliação, ofensas, calúnias e até mesmo a exposição a situações com risco de morte.

Nesta fala do Evangelho de Mateus, Jesus introduz no seu discurso a expressão «Não temais», que ocorre 366 vezes na Bíblia. As inscrições nos dão razões pelas quais a confiança deve sempre vencer. A primeira razão é: ainda que o bem esteja, por agora, velado, e a astúcia e a virulência do mal pareçam escondê-lo, acontecerá uma reviravolta completa e veremos, no triunfo de Cristo, a vitória dos que escolheram praticar o bem. Eis a razão pela qual os discípulos de Jesus são encorajados à audácia do anúncio e da realização das boas Obras. O que recebemos é pequeno como uma luzinha nas trevas, como um sussurro ao ouvido, mas deve ser dado à “plena luz do dia”, gritado sobre os telhados, espalhado, ampliado, edificado e exaltado.

 Inicialmente, o Evangelho de Jesus era algo de oculto e misterioso, que era preciso manter em segredo, dado a conhecer a poucos e com as devidas precauções, para não desencadear a perseguição. Mas chegaram-se os tempos !! Hoje é o momento de dar a conhecer ao mundo inteiro as máximas do Mestre, que nos levará ao caminho traçado pelo criador a cada um de nós e a nós todos ao mesmo tempo.

 O pior que pode acontecer aos abnegados que fazem de sua caminhada uma missão é a morte do corpo material, porém as virtudes que adquirirem ao longa da caminhada, seus tesouros intocáveis, os acompanharão em campos de glória por toda a eternidade. Pior do que a morte do veículo físico é a morte da alma, a perda da vida, da energia do amor que vibra dentro do ser e o faz se superar, caminhar, progredir. Muitos são os que “morrem” de dentro para fora, muito antes da queda do corpo a sepultura.

Jesus conclui a sua argumentação com duas imagens muito ternas: a dos pássaros que, “valendo pouco”, são amados pelo Pai, e a dos cabelos da cabeça, contados por Ele. Não há, pois, que temer: Ide: proclamai que o Reino do Céu está perto! (Mt 10, 7).
O Mestre une o respeito as leis de Deus e a confiança: «Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! … Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros…»

Tais leituras nos falam da experiência de respeito e amor na presença de Deus, que Se nos revela e chama a uma missão, um trabalho, uma proposta de melhoria de si mesmo e de nossos irmãos. Para isso, a confiança em DEUS é imprescindível. O medo nos paralisa, escraviza e torna estéril todo esforço humano de plantar boas sementes. Devemos respeitar as leis divinas, mas não temer suas conseqüências, mesmo por que isso se dará por força de nossa própria mão, agindo pelo livre-arbítrio.

 Até mesmos Maria mãe de Jesus também experimentou a sua condição de criatura limitada e frágil perante a grandeza e poder de Deus, no dia da Anunciação. Por isso, o Anjo lhe disse: «Não tenhas medo, Maria » (Lc 1, 30). Logo adiante grandes desdobramentos ocorreram e mudou-se a história da humanidade para sempre !
Em nosso relacionamento com Deus, embora conhecendo os nossos limites e falhas, pois ainda estamos caminhando na estrada da evolução, devemos sempre ter a consciência de estar perante um Pai, cheio de amor e de misericórdia e não de um Juiz que está prestes a prolatar-nos uma sentença. Devemos saber que durante o exercício das nossas tarefas, coisas que ele mesmo nos confia, na sua obra de evoluirmos a todos, que não estamos sós, mas que Ele está conosco .

ORAÇÃO

“…Senhor purifica os meus lábios, mas purifica, sobretudo, o meu coração. Quantas vezes alimento pensamentos e desejos, que não nascem da certeza do teu amor, da vontade de lhe corresponder, da confiança em Ti. Quantas vezes me deixam dominar pelo temor, quando surgem dificuldades e problemas no caminho para Ti, ou na missão que me confiaste. Faz-me escutar novamente a tua palavra: «Não temas; Eu estou contigo!»… dá-me coragem e confiança para aceitar as minhas provas! Dá-me agilidade no combate espiritual contra as paixões, para que deseje e queira, sempre, em tudo, e somente a tua glória e a possibilidade de evoluir, estando mais perto di Ti. Assim encontrarei também a paz e a serenidade, que tornarão mais felizes e plenos os breves dias da minha vida…”

Que assim seja !!

MUITA PAZ A TODOS !!

Douglas Gallo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s