Comportamento – Perguntas e Respostas com Richard Simonetti

comportamento

01 – Errar é humano, insistir no erro é burrice. Por que mesmo sabendo que algo é errado, cometemos o mesmo erro? Como fazer para que isso não aconteça?
É que ainda estamos mais próximo das bestas que dos anjos. Daí o fato de “empacarmos” com freqüência, nos caminhos de nossa renovação, em reiterados enganos. por isso, Paulo proclamava: O bem que quero, não faço; o mal que não quero, esse eu faço. Não obstante, aprendemos com o espiritismo ser imperioso que lutemos contra nossas tendências, fazendo prevalecer o bem, antes que venham os esporões da dor para nos “desempacar”.

02 – Como agir diante de um patrão com excesso de poder e orgulho, que persegue e maltrata seus subordinados, humilhando-os?
A besta responde aos coices escoiceando. Se queremos agir racionalmente, devemos ensinar boas maneiras aos que não às possuem, exemplificando respeito, tolerância, compreensão… Por mais deseducado seja um patrão, não conseguirá ser rude indefinidamente com alguém que o trata com urbanidade, sem deixar-se afetar por suas impertinências. Não obstante, não se imagine vivendo um carma. Nada o impede de procurar outro emprego.

03 – Há cinco anos freqüento o espiritismo. Sou médium, e ainda não consegui ser uma espírita caridosa. Sempre que penso em fazer algo, dá errado. É problema material ou espiritual?
É problema de orientação. O exercício da caridade não pede lugar, tempo, espaço, circunstância… Não é um comportamento para determinada situação, mas uma atitude perante a vida. Assim, nas 24 horas do dia somos convocados ao seu exercício, ajudando a família, o necessitado, a comunidade…Na medida em que nos imbuímos desse propósito e o colocamos em prática, multiplicam-se as possibilidades de sermos caridosos, até mesmo com a remoção de uma pedra na via pública, passível de provocar acidentes.

04 – Embora estudando o espiritismo, não consigo vencer minhas angústias. Trago marcas profundas. Fui muito magoada no passado por pessoas de meu relacionamento, inclusive meu ex-marido. Por que isso acontece?
Cultivar o passado é revivê-lo a cada momento. Você está agindo como alguém que não permite que um ferimento cicatrize, lavando-o diariamente com ácido. Quando deixar de ter pena de si mesma e viver o presente, sepultando o passado, ficará bem.

05 – Por que o ser humano, quando sob pressão em seu dia-a-dia, se vê incomodado e descarrega em outras pessoas?
Se você fechar a válvula da panela de pressão haverá uma explosão. O mesmo acontece conosco. As pressões são naturais em nosso cotidiano, envolvendo saúde, profissão, trânsito, família, negócios, problemas e dificuldades. Tiraremos de letra, se as válvulas de nosso psiquismo estiverem funcionando de forma adequada, mediante fé irrestrita em deus, confiança em nós mesmos e boa vontade com o próximo.

06 – Em minha casa há muita briga e desentendimento. Como pacificar a família?
Pacificando-se. O ambiente sempre melhora, quando melhoramos, substituindo críticas por elogios, rudeza por carinho, palavrões por bênçãos, cobranças por doações. Quem consegue acender luzes em seu coração, sempre ilumina aqueles que o rodeiam.

07 – Estou freqüentando um centro espírita há algum tempo, mas enfrento sérias dificuldades com meus pais. Eles alegam que o espiritismo é obra do diabo e me criticam muito. O que devo fazer?
Demonstre-lhes que o Espiritismo o faz mais estudioso, mais alegre, mais confiante, mais cordato, mais atencioso, mais amoroso, mais compreensivo, mais amigo. Eles concluirão que tudo isso só pode vir de Deus.

08 – Como vencer as barreiras que nos separam das pessoas?
Comece por calar reclamações. Coração amargurado, dizia uma madre superiora, é obra-prima do demo. Quanto ao resto – é ouvir muito, sorrir mais, ajudar sempre.

 

Pinga Fogo com Simonetti

Anúncios
Esse post foi publicado em artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s